Início

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Casa ou Barraco?


Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (I Coríntios 6.19-20)

Jesus morreu para nos salvar. Primeiro, Ele morreu para nos dar vida e em segundo plano, Ele precisava morrer para que o Espírito Santo viesse habitar em nós. Como fica nossa consciência ao saber que Jesus precisou morrer para que o Espírito Santo pudesse morar em nós? É algo surpreendente né? Isso deve levar a gente a analisar como é que temos recebido o Espírito Santo.

Toda análise começa com perguntas, perguntas do tipo:
Quais as ações de uma pessoa que tem o Espírito Santo?
O Espírito Santo habita em mim?
O que tenho feito para que Ele viva em mim?

As respostas dessas perguntas nos leva a ver se somos barraco ou casa.
Com a história dos Três Porquinhos também podemos analisar em qual tipo de habitação nos classificamos.



Barraco: Construção tosca, improvisada

  • Construído de qualquer jeito.
  • As instalações elétricas são visíveis que o torna feio internamente.
  • O vento pode derrubar.
  • Ninguém quer morar.
  • Todo mundo olha e acha feio.
Comparação

  • Acredito que devo viver a vida do meu jeito.
  • Coração cheio de ódio. Ao invés de tentar mudar eu simplesmente ignoro a pessoa e acredito que tanto faz ela existir ou não.
  • Qualquer coisinha perco as estribeiras, não levo desaforo pra casa, respondo desaforadamente mesmo!.
  • As pessoas não confiam em mim para compartilhar suas aflições.
  • As pessoas dizem que estou errado, mas eu não quero mudar.


Casa(Alvenaria): Qualquer obra que tenha sido construída com tijolos e pedra.

  • É projetado tanto o interior quanto o exterior.
  • As instalações ficam em seu devido lugar, tornando o interior mais bonito.
  • O vento tem que ser muito forte para conseguir derrubar.
  • Todos querem construir uma casa de alvenaria por ter mais firmeza.
  • As pessoas acham bonitas.

Comparação:

  • Tenho um plano de vida (Bíblia)
  • Por mais que tenha sentimentos ruins, procuro melhorar e mudar.
  • As aflições vêm e por mais complicadas que sejam tento conversar com calma.
  • As pessoas confiam em compartilhar sua vida pessoal e sentimental comigo.
  • Pessoas que se empenham na obra se tornam mais bonitas.



A esta altura você deve estar se perguntando onde entra o Espírito Santo em todas essas comparações.
Responda a si mesmo:
Que tipo de habitação você tem sido?
Você habitaria em um barraco?
O Espírito Santo habitaria dentro de você?
Se não, observe suas atitudes, ainda há tempo para mudar.
Seja você um lugar onde o Espírito Santo tem prazer em viver para sempre.



Somos filhos de Deus e precisamos refletir a Sua glória, não só em palavras, mas em atitudes que revelem o Deus que está em nós. Temos que ser referencial de santidade a cada dia, sendo zelosos no que fazemos, no que falamos ou pensamos, buscando a santidade em amor, sendo exemplos em tudo, para glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário